Saiba o que fazer para ter a pele com que sempre sonhou e para manter assim durante vários anos.

Limpar a pele, será assim tão difícil? Atualmente é possível tratar a pele ao mesmo tempo que a limpa. Preparada para reaprender a lavar a cara? Anote!

limpeza-de-pele

Desmaquilhar antes de lavar

A maioria dos desmaquilhantes não são potentes o suficiente para remover completamente resíduos de protetor solar ou maquilhagem por si só, principalmente no contorno dos olhos. É por aí mesmo que deve começar, muito suavemente para não agredir esta zona sensível. Pressione um algodão embebido em desmaquilhante de base oleosa nas pálpebras, aguarde 10 segundos para dissolver a mascara de pestanas e, depois, remova todos os vestígios. No resto do rosto, use dois algodões embebidos em solução aquosa (calmante e sem sabão) até ficarem completamente limpos. Agora sim, está pronta para lavar!

 Lavar, enxaguar e secar

Com a pele humedecida, começando pelos cantos da boca, deslize as pontas dos dedos cobertos de desmaquilhante em direção ao nariz, cana acima, até à testa, à volta dos olhos e bochechas abaixo, até chegar ao queixo. Faça-o durante cerca de 2 minutos para remover resíduos de oleosidade da pele. Enxague com água morna – retira melhor o desmaquilhante do que a fria e não seca tanto a pele como a quente. Depois, com uma toalha limpa, dê pequenas pancadinhas no rosto, sem esfregar. Se tem propensão para a acne use antes lenços de papel neste passo final.

Depois de limpar, cuidar

Agora que já tem a pele limpa, pode começar a aplicar camadas de tratamento (tónico, sérum, creme de olhos, protetor solar…). Faço enquanto tem a pele húmida e os poros mais abertos. A única exceção são os cremes com retinol, que devem ser aplicados na pele seca para evitar potenciais reações adversas como ardor e descamação.

Outras dicas:

  • Lavar a dobrar – Lavar a cara duas vezes? Pode parecer um exagero, mas além de ser uma técnica recomendada por especialistas, é uma grande tendência no Japão, onde é usada há anos para uma limpeza irrepreensível. Não se limite a repetir duas vezes na mesma rotina. A dupla limpeza beneficia toda a gente, sobretudo pessoas expostas a ambientes poluídos. A poluição é uma das grandes responsáveis pelo envelhecimento precoce.

 

  • Toalhitas: Só em SOS – Não podemos negar que são cómodas, mas, na maioria dos casos, estão impregnadas de ingredientes agressivos que podem causar secura e irritação se não forem lavados com água. O melhor conselho? Não dependa unicamente de toalhitas e guarde-as para a situação de recurso, como viagens. Além disso, obedeça às seguintes regras: 1. Opte por versões para pele sensível (tem menos agentes irritantes); 2. Use-as da forma certa, começando pelo centro e dirigindo-se para o exterior. Depois, vire-as ao contrário e certifique-se de que está a remover toda a maquilhagem e não a espalha-la pela cara; 3. Passe sempre a cara por água ou use tónico para remover resíduos.

 

  • Limpar antes de exercitar – Se não remover a maquilhagem antes de fazer exercício, está acumula-se nos poros, obstruindo-os cada vez mais, sempre que limpar o suor. Pelo sim, pelo não, tenha sempre no saco de ginástica uma embalagem de toalhitas e um frasco tónico. Se no fim do exercício não tiver tempo para tomar duche, passe pelo menos im algodão embebido em tónico pela cara.

 

Fonte: Máxima, Março 2016.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s