atividades-emagrecer

Se os 30 anos são os novos 20, os 40 são, definitivamente, os novos 30. As pessoas que atingem a marca dos 40 anos querem viver mais, melhor e mais ativamente. A busca pela forma, mas também pela saúde, leva muitas pessoas a procurarem a prática regular de atividade física.

  1. Faça um check-up completo e saiba qual é a sua condição física.

Realizar um eletrocardiograma e um exame físico completo são o primeiro passo para quem pretende iniciar a prática desportiva com regularidade. “É necessário assegurar que o coração esteja saudável, uma vez que fazer exercícios de alta intensidade pode favorecer o surgimento de arritmias ou anginas de peito”, explica Ignacio Echeverría (cardiologista), por Observador.

  1. Perceba o seu corpo e esteja atento aos sinais que ele lhe dá.

Devemos ter bastante prudência com o excesso de atividade física, nunca devemos passar o nosso limite, principalmente quando iniciamos a prática de exercícios.

  1. Comece devagar e tenha bom senso, não exagere na intensidade.

Começar a fazer exercício físico de forma gradual com baixa intensidade é importante para garantir o correto desenvolvimento do corpo. “Com isto já se favorece a condição física, os níveis de colesterol diminuem e permite controlar melhor os níveis de glicemia”,  explica Echeverría, por Observador.

Echeverría diz que escutar o corpo é essencial. “Os sinais fundamentais de que o coração não está a passar bem é algum tipo de incómodo na zona do peito e cuja intensidade aumenta com o esforço. E uma sensação de fatiga desproporcionada, quando uma atividade que podíamos fazer na semana passada torna-se cansativa, ou a sensação de perda de conhecimento e alterações do ritmo cardíaco”, contou ao El País. Echeverría advertiu ainda para a chamada “moda das maratonas e meia maratonas”, e indicou acompanhamento médico antes de inscrever-se em eventos desportivos que exijam um preparo físico mais elevado. por Observador

  1. Não se esqueça dos exercícios de força, levante poucos pesos, com muitas repetições.

“Uma pessoa que não faz exercícios que requeiram força aos 20 e 30 anos de idade, poderá ter dificuldades para levantar-se da cadeira ou da cama entre os 75 e 85 anos”. É desta maneira que Izquierdo explica a necessidade de trabalhar a potência dos músculos. No entanto, recomenda sensatez antes de começar a trabalhar com elementos mais pesados. ” Há pessoas que entram no ginásio e já levantam 50, 70 quilos e isto não é conveniente já que pode ser perigoso: podemos romper um músculo, além de aumentar muito a pressão arterial”, assinala. Izquierdo recomenta exercícios com baixa carga e muita repetição. por Observador.

  1. Não se esqueça das costas, uma das partes do corpo que mais sofrem.

Com a passagem do tempo, a coluna é uma das partes do corpo que mais sofrem com o sedentarismo. Calabuig relata que à medida que envelhecemos, tendemos a curvar-nos para a frente, porque a musculatura da parte frontal do corpo é a mais forte. Apesar de haver nos ginásios aparelhos para fortalecer a coluna, o médico recomenda um exercício que se pode fazer em casa. Basta encostar todo o corpo à parede, com a cabeça a olhar para frente, e abrir os braços, com os cotovelos e a palma da mão a tocar a superfície. “Apenas com cinco minutos ao dia, é possível conseguir o objetivo de endireitar a coluna. E, além disso, fortalecemos a musculatura, já que fazemos um alongamento em outros músculos que têm a tendência a contrair-se”, justifica. por Observador

  1. Desfrute do exercício, faça algo que lhe dê prazer.

“O mais importante é divertir-se com o desporto e não matar-se com ele”. Para Calabuig, este é o espírito com o qual se deve praticar desporto, independente da idade, e que vai garantir a continuidade em qualquer atividade física. por Observador

Não subestime a ajuda e os conselhos dos profissionais.

Sugestão:

ExtremeFit | Fitproject | Rapid Fit&Well | Treino em Casa | Estudio 6
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s