O sorriso é um dos melhores acessórios de moda que podemos usar, é uma espécie de cartão-de-visita que revela o nosso estado de espírito. Mas é importante cuida-lo para estarmos sempre no nosso melhor.

Além dos 3 aliados de sempre – escova, pasta e fio dental – existem outras formas de manter a saúde dos seus dentes e gengivas: através daquilo que põe no prato.

Numa entrevista realizada ao Dentista Pedro Coelho, foi fornecida uma lista de alimentos que devemos comer para ter um sorriso 5 estrelas.

  1. Cenouras

As cenouras são “crocantes”, têm muita fibra e são ótimas para um snack a meio da manhã ou da tarde. Se não puder lavar os dentes no fim da refeição, pode comer uma cenoura crua que esta funciona quase como uma “vassoura” que elimina os “restinhos” de comida dos dentes e aumenta a produção de saliva, o que também reduz o risco de cáries. Também ajudam a fortalecer os músculos dos maxilares.

  1. Citrinos

Os citrinos como as laranjas, limões ou kiwis são ótimos para a saúde das gengivas, pois ajudam a aumentar a produção de saliva e acabam por limpar os dentes. Deve evitar ingeri-los à noite devido à componente ácida que em excesso podem ser prejudiciais para o esmalte.

  1. Lacticínios

Uma vez que estes alimentos contêm cálcio, fosforo e proteínas, importantes para a integridade do esmalte e sua remineralização, eles deverão constar na sua dieta alimentar. Se não é fã de lacticínios ou queira diversificar pode juntar ao seu menu: chia, sementes de linhaça, frutos seco e vegetais de folha verde.

  1. Maçãs

São muito ricas em vitaminas e, à semelhança das cenouras e outros vegetais mais rígidos, também ajudam a “limpar” os dentes e estimulam a produção de saliva, que auxilia a limpeza da boca das bactérias que provocam cáries dentárias.

  1. Água

Setenta por cento do nosso corpo é constituído por água, por isso precisamos tanto dela. Beber água também é fundamental para a saúde da nossa boca, não só para hidratar como para remover alguns restos alimentares que se depositam entre os dentes e fornecer o fluor necessário para fortalecer o esmalte.

  1. Pastilha elástica sem açúcar

Caso não possa lavar os dentes com escova e pasta, pode mastigar uma pastilha elástica sem açúcar durante uns minutos. A mastigação da pastilha é ótima, pois não só faz uma limpeza maior como estimula a produção de saliva.

“É mais fácil conseguir o que se deseja com um sorriso do que com a ponta da espada” – William Shakespeare

Fonte: revista saberviver e revista activa 2016.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s