Em qualquer idade é importante o exercício físico e isso tem-se vindo a verificar pois cada vez mais as pessoas aderem a esta prática a qual traz inúmeros benefícios para a saúde, há já quem se desloque para o trabalho a pé ou de bicicleta ou suba as escadas de casa em vez de optar pelo elevador.

Com o avançar da idade há uma diminuição muscular, óssea e alteração nas articulações devido às mudanças hormonais que ocorrem a partir dos 40 anos e que levam a que alguns exercícios se tornem mais complicados de realizar, no entanto não desistir de se movimentar é a palavra de ordem.

Deve optar-se sempre por uma vida ativa, mas com o acompanhamento de um instrutor, caso adira ao exercício em ginásio ou mesmo consultando um médico para que seja feita uma análise clínica, antes de iniciar qualquer prática desportiva.

O exercício físico regular, melhora a função respiratória, aumenta a massa muscular e massa óssea prevenindo a osteoporose, fortalece as articulações e diminui os sintomas de depressão e ansiedade, uma vez que a produção de serotonina (hormona do humor) tem um aumento significativo no nosso organismo. Este, praticado de forma moderada, reduz significativamente o desenvolvimento de cancro até 40% e tem como aspetos muito importantes a autonomia e independência de cada um.

Hipertensão, diabetes, mau colesterol (LDL) e incontinência são outros dos tantos problemas de saúde que depois dos 40 aparecem com mais frequência bem como nas mulheres a menopausa e que podem ser controlados quando existe atividade desportiva com alguma regularidade.

Visto isto, por dia devem realizar-se pelo menos 30 minutos de exercício diário especialmente com o avançar da idade.

Ficam algumas sugestões de desportos:

Caminhada

É uma boa opção com o objetivo de melhorar a flexibilidade e coordenação motora assim como controlar doenças já existentes ou prevenir que estas apareçam;

Alongamentos

É crucial fazê-lo antes de iniciar a atividade física para aquecer os músculos e depois para que não haja lesões musculares;

5

Yoga

É uma ótima opção para quem queira aumentar a flexibilidade e força física;

Corrida

Trabalha grande parte dos músculos do corpo e é um tipo de exercício ótimo para quem não quer nem gosta de passar horas num ginásio;

3

Andar de bicicleta

Esta prática desportiva ajuda bastante na perda de calorias e trabalha na sua maioria os membros inferiores;

Musculação

Quando se é jovem, os resultados são mais rápidos no entanto é importante fazê-lo já depois dos 40 de modo a que não se perca a força física sendo também um papel fundamental no aumento da auto estima;

22

Natação

É um dos desportos mais completos trabalhando os músculos em pouco tempo para além de que como é um desporto de pouco impacto, quem tenha problemas de ossos é o ideal.

Por uma vida saudável mexa-se sem desculpas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s