Actualmente existe uma maior preocupação com a nossa imagem e consequentemente com o peso. Não só por questões de estética mas fundamentalmente por questões de saúde e da qualidade de vida.

Assim, comer bem e várias vezes ao dia é fundamental para uma vida saudável e equilibrada, também ajuda a perder os quilos extra que teimam em não desaparecer. Existem alimentos que em vez de fornecerem calorias acabam por “retira-las”, pois obrigam o organismo a acelerar o metabolismo para as digerir.

Estes alimentos são inibidores naturais de apetite, reduzem a contagem calórica e são ricos em fibras logo, melhoram o trânsito intestinal e dão a sensação de estarmos saciados.

Um dos exemplos de inibidores naturais de apetite são as amêndoas. Estas contem vários nutrientes e um alto valor proteico, fazendo deste fruto seco um dos melhores e mais saudáveis para um lanche.

Outros exemplos são o chá verde e o café. Estas duas bebidas aceleram o metabolismo, obrigando o organismo a trabalhar mais depressa. Ainda assim não devem ser consumidos em excesso pois poderão causar distúrbios de sono. O gengibre e o abacate também são aceleradores metabólicos, o que ajuda a inibir o apetite.

A pimenta cayenne e o wasabi para além de intensificarem o sabor da comida, deixam-nos com a sensação de saciedade após terminar a refeição. A canela tem um efeito termogénico, ou seja, acelera o metabolismo levando a uma maior queima de gordura.

As maçãs, pêras e os ovos são óptimos tanto pela quantidade de proteína como, e no caso dos ovos pela quantidade de boa gordura que estes contêm.

O chocolate negro dá uma sensação de prazer, inibe o apetite e é a melhor escolha entre os chocolates pois está no seu estado mais puro. Este convém que seja consumido com uma percentagem de pelo menos 70% de cacau de modo a consumir menos açúcares.

A batata-doce auxilia também na inibição do apetite visto que o seu índice glicémico é de lenta absorção por parte do organismo, o que leva a uma sensação de saciedade durante mais tempo.

Assim como a sopa de legumes, os sumos que combinam frutas e vegetais são um bom aliado para a inibição do apetite. Para além deste benefício, caso coma mais tarde que o costume, são um bom aconchego para o estômago ou mesmo se for a um restaurante, é uma boa opção para não ficar logo cheio com as entradas. Os vegetais de folha verde aumentam os níveis de saciedade assim como os peixes gordos, por exemplo a sardinha e o salmão.

O tofu é um macronutriente essencial para determinar a saciedade assim como as papas de aveia que são uma das mais completas e nutritivas refeições, também elas com uma absorção mais lenta saciam durante mais tempo.

As sementes de linhaça moídas são mais uma boa aposta uma vez que são ricas em fibra e prolongam a sensação de “barriga cheia” podendo juntar-se a sopas, batidos ou mesmo aos iogurtes.

O vinagre de Cidra (maçã) para além de ser já utilizado há anos como inibidor do apetite, ajuda também a queimar gordura e a desintoxicar o organismo. Outro inibidor de apetite e um importante desintoxicante é a água. Esta deve beber-se ao longo do dia, entre 1,5l a 3l.

Os inibidores de apetite, não devem ser usados em excesso pois podem causar distúrbios no humor, dores de cabeça, alterações na pressão arterial e desordens no sono. As dosagens recomendadas não devem nunca ser ultrapassadas.

Por uma vida saudável coma o essencial.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s