Este macronutriente é quase sempre associado ao combate à gripe, no entanto a vitamina C não tem apenas este poder nem somente as laranjas ou limões a contêm.

A sua sintetização não é absorvida na totalidade pelo organismo daí a vitamina C ser essencial quando se necessita de um reforço na absorção de ferro.

As principais fontes desta vitamina são as frutas cítricas (laranja, limão, entre outras), verduras no geral, morango, frutas silvestres, salsa, maracujá, tomate, entre outros, por isso ser uma vitamina bastante essencial ao organismo e ao seu bom funcionamento.

Quem a consome frequentemente tem mais facilidade na perda de peso e menos risco de doenças cardiovasculares uma vez que, atua diretamente em benefício do fluxo sanguíneo e do coração. É ainda um escudo protetor contra radicais livres o que faz com que seja um ótimo anticancerígeno, reduz o risco de inflamações e infeções, protege também no que toca a doenças nos olhos e retarda o envelhecimento da pele.

Entre outros benefícios, o consumo de vitamina C melhora o humor, visto que estimula a produção de triptofano, percursor da serotonina (hormona do bem estar), é um dos principais agentes de cicatrização dos tecidos internos e externos e fornece energia ao corpo ajudando na produção de dopamina (hormona responsável pelo relaxamento e antisstress).

Por dia, não é necessária uma ingestão em demasia desta vitamina, pois esta não vai ser totalmente absorvida, o que leva ao seu desperdício. Para as mulheres 75 gramas e 95 gramas para os homens diários são suficientes, se forem fumadores há que aumentar 35 gramas a esse valor assim como os valores aumentam se forem desportistas pois têm um gasto maior de tudo o que ingerem.

A falta de vitamina C no organismo origina fadiga, sonolência, insónia e irritação. No Outono, as defesas começam a ficar mais fracas levando a uma maior probabilidade de contrair doenças, daí ser importante apostar num aumento do consumo deste nutriente. Acarreta também alguns problemas de saúde tais como anemia, sangramento das gengivas, cabelos secos e quebradiços, possível aumento de peso devido ao metabolismo ficar mais lento, pele seca e áspera, articulações inchadas e enfraquecimento do esmalte dos dentes.

Hoje em dia, o uso desta vitamina é encontrado até mesmo em tratamentos de beleza. Sendo esta um importante antioxidante, é capaz de reduzir os sinais de envelhecimento pois a síntese de colagénio da pele é feita mais intensamente deixando-a menos enrugada e com aspeto mais hidratado.

Dermatologistas descobriram que a vitamina C é uma das melhores escolhas para combater manchas escuras pois para além de clarear a pele inibe também a tirosinase, ou seja, a enzima que dá pigmentação á pele. Para além destes benefícios, a vitamina C é também utilizada na cicatrização de feridas, em tratamentos do acne ou sardas e para hidratar a pele devolvendo-lhe elasticidade.

Um estudo realizado nos Estados Unidos, revelou que para o máximo aproveitamento da vitamina C, esta deve estar com um PH máximo de 3,5 como o sérum, daí ser comum ver tratamentos á base de vitamina C nesse tipo de textura. Ao escolher um creme que contenha esta vitamina, é importante que a concentração desta não seja superior a 20% do produto pois os resultados não vão ser tão eficazes devido á perda da sua acidez, tanto é que, cremes e séruns que contenham esta vitamina, apresentam-se em frascos com doseador e opacos de modo a que a luz e a entrada de ar no produto não interfiram na qualidade do mesmo.

Fazendo a vitamina C parte da nova geração de cosméticos, ficam alguns entre os melhores:

Melora C Max Espuma – Melora

 

789798

Derma Complex Vit. C – Adcos

535345354534

 

C- Supérieur – Roc

5435353

 

Actie C – La Roche Posay

534535

 

Improve C 20 – Dermage

1231

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s