Descubra os segredos de longevidade de 3 destinos centenários.

Itália Sardenha

Os habitantes das montanhas desta ilha seguem uma dieta rica em leguminosas, vegetais, fruta, cereais, azeite, queijo e leite de cabra, e consomem carne uma vez por semana. O vinho tinto local é uma bebida de eleição (bebem três a quatro copos de 8cl por dia).

Ingredientes secretos

Favas e grão são as leguminosas (ricas em fibra e proteína) de eleição. A cevada é um ingrediente comum (o pão de cevada tem índice glicémico inferior ao de trigo), tal como o tomate, leite de cabra, queijo (pecorino) e amêndoas. O funcho é usado como vegetal, erva e especiaria. O chá de cardo é apreciado.

Grécia Icária

Nesta ilha, os habitantes seguem uma dieta que privilegia os vegetais, as leguminosas, os cereais integrais e o queijo feta. Bebem café filtrado ( café ” turco”), chá de ervas antioxidantes e vinho com moderação. O mel é usado como medicamento, para adoçar, ou ingerido à colher (ao acordar e antes de jantar).

Ingredientes secretos

Azeite, plantas selvagens (beldroegas, rúcula), folhas de beterraba, lentilhas, grão (à refeição ou como aperitivo), batata, leite de cabra, queijo e vinho. Os lacticínios, a carne e o peixe consomem-se em menor quantidade. O limão está sempre presente como tempero de peixe e saladas (reduz o índice glicémico). Alecrim hortelã e manjerona são usados como tempero ou infusão.

Okinawa Japão

A dieta das mulheres mais velhas do mundo inclui batata-doce, algas e curcuma, uma trilogia com propriedades antioxidantes que desencadeiam uma reação semelhante à da restrição calórica (reduz a produção de radicais livres). O tofu é consumido diariamente, assim como o arroz. A carne de porco é a mais apreciada.

Ingredientes secretos

Batata-doce, algas marinhas ( kombu e wakame), curcuma, cogumelos shiitake, carne (porco), alho, chá verde. A carne de porco é estufada vários dias, o que permite eliminar a sua gordura. O arroz integral é rico em fibras e nutrientes, e estima-se que o tofu seja benéfico para o coração, reduza o colesterol e triglicéridos.

Fonte: Revista Saber Viver

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s